Ana Rodrigues
Organizado pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia Têxtil (Neetexum), decorrem entre os dias 18 e 20 de março as IV Jornadas de Engenharia Têxtil, no Auditório da Universidade do Minho em Azurém. Com o tema ‘Desbobinar o Futuro da Têxtil’, Mário Jorge Machado, presidente da ATP, abre a primeira mesa redonda que reflete sobre ‘A importância das Associações para a Indústria Têxtil’.
Com o objetivo de abordar as transformações e as diferentes evoluções que o sector tem vindo a realizar, de forma a acompanhar os constantes desafios que lhe surgem, estas jornada têm entre os diversos temas a ser debatidos a sustentabilidade, a inovação, a inteligência artificial ou o passaporte digital de produto.
Assim, entre os dias 18 e 20 de março, serão realizadas palestras, mesas redondas e workshops. Para além de Mário Jorge Machado, o dia 18 de março conta, por exemplo, com os contributos de Diana Soto (RDD Textiles), Joaquim Fernandes (Mundifios), Manuel Gonçalves (TMG), Pedro Magalhães (Tintex Textiles), João Silva (CITEVE), José Lopes e Mariana Gomes (JF Almeida) ou Luís Cristino (Presidente da Assembleia Geral da ACTEX e co-fundador da OMA).
Já o dia 19, está reservado para a visita às empresas: Valérius 360, Calvelex, Riopele, Adalberto Textile Solutions e Coltec. Nesse mesmo dia, pelas 18h e em versão online, Soraia Sousa (Magma Têxtil) lecionará um workshop sobre ‘Smart Working’.
Entre outras contributos, o dia 20 contará com José Oliveira da Riopele, Pedro Cerqueira (Mundotêxtil) e Diogo Pedrosa (Filasa). Esta 4ª edição das jornadas, no dia 20, apresentam uma novidade: uma feira de empresas que, para já, conta com as confirmações da TMG, da Ordem dos Engenheiros, CeNTI, Academia do Têxtil, Continental, Mundotêxtil, Tintex e Riopele.
As inscrições estão abertas a toda a comunidade académica interessada e são completamente gratuitas (aqui). O programa completo também já está disponível para consulta (dia 18 e 19-20 de março).